Cinesiologia - definição e história


A cinesiologia é um método de resposta do corpo, onde os mais variados tipos de distúrbios dos estados de energia e de órgãos do corpo podem ser analisados e ser harmonizados por meio de diversos métodos corretivos.
O teste muscular é a base da cinesiologia, apesar de responder aproximadamente por 10% de todo o seu campo de atuação. Outro aspecto importante é que o trabalho do profissional das diversas áreas da saúde pode ser facilitado e aprimorado com a cinesiologia.


História

A cinesiologia contemporânea foi criada pelo quiroprático norte-americano George Goodheart, em 1964, sendo o responsável pela introdução do teste muscular em diagnóstico médico, depois de ter descoberto as ligações entre o corpo e as funções musculares, como os meridianos da teoria da acupuntura, determinadas zonas de reflexo, alimentos e emoções.
Tempos depois, nos anos 70, um próprio colaborador de Goodheart, John F. Thie, desenvolveu o sistema denominado Touch for Health, com base na cinesiologia aplicada. Este sistema é dirigido a leigos e apresenta os procedimentos básicos e simplificados das diferentes técnicas da cinesiologia, onde através de testes musculares e equilíbrio de energia, cada músculo é associado a um meridiano e, de acordo com o resultado é fortalecido de maneira adequada.
Um acontecimento importante foi a criação do International Collegeof Applied Kinesiology (ICAK) em, 1975, nos Estados Unidos. Em 1982 os alemães fundaram o Instituto Alemão para a Cinesiologia Aplicada e, mais recentemente, em 1996, foi fundada a Sociedade Médica Alemã para Cinesiologia Aplicada.

O papel da cinesiologia esportiva
A cinesiologia voltada ao esporte teve como precursores os norte-americanos John Varun Maguire e Michael Ugljesa. Com base nas técnicas utilizadas pelo Touch forHealth e pela cinesiologia aplicada para o fortalecimento e harmonização de funções musculares, viram que as dores causadas pela prática esportiva poderiam ser evitadas com antecedência e que também algumas lesões poderiam ser curadas completamente com eficiência e rapidez. Através deste método voltado ao esporte, a segurança dos músculos mais exigidos é examinada por meio de diferentes testes e, se houver necessidade, o problema é prontamente corrigido.
Existem ainda outros métodos de exame que são utilizados para otimizar os treinamentos dos jogadores, alimentação, auto-confiança e para a determinação da vontade de vencer.

Bibliografia Günter Dobler. Cinesiologia: fundamentos, prática, esquemas de terapia. Editora Manole, 2003

fonte:


COMENTE: POR QUE A CINESIOLOGIA É IMPORTANTE PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

OBS: NÃO VALE REPETIR AS OPINIÕES!!!!!!!!!!!

18 comentários:

  1. Com base no conceito, é de estrema importância por ter como enfoque a análise e estudo do movimento humano,sendo o professor de educação física o responsável pelo desenvolvimento físico do aluno na escola,pois tem o dever de previnir lesões causadas por exercício mau executado e até mesmo identificar algum problema causado por postura e movinento errado,pois sabemos que compreender as forças que atuam no corpo é fundamental para que se necessário for seja feito o tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  2. Hélio Pereira 2semestre educação fisica, FAUC. A cinesiologia e importante para o professor porque ele será capaz de orientar e identificar os procedimentos corretos a serem aplicados para cada tipo de movimento do corpo humano, a ser praticado de modo correto, para que cada músculo do corpo possa se desenvolver e ter o desempenho apropriado sem lesões. E nos ensina a compreender mais sobre a maneira correta do movimento. Ajundando os professores a orientar e aplicar o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. A cinesiologia é a ciência que tem como objectivo a análise dos movimentos. Como professor com base nesse conhecimento podemos observar os movimentos dos alunos que não são percebidos através do senso comum, podendo assim corrigir e melhorar os movimentos do mesmo, podendo evitar também lesões e melhorar o desempenho físico. Caso identificarmos alguma falha motora ou deficiência física avisar os responsáveis e indicar um profissional adequado para que faça o tratamento.
    -Eduardo Honorato N. de Araújo. 2ºsemestre de EDF

    ResponderExcluir
  4. Sabendo que a Cinesiologia é o estudo do Movimento do Corpo, auxilia para um profissional de Educação Física porque nos traz conhecimento do desenvolvimento do corpo e o passo a passo de cada função dos músculos e artérias, sendo assim podendo trabalhar com mas eficência ajudar nossos alunos na execução de movimento e atividades.
    Carla Carolini - 2º Semestre - FAUC

    ResponderExcluir
  5. Paola Santos Augusto27 de agosto de 2017 às 13:23

    Cinesiologia estuda os movimentos do corpo humano , de modo geral , compreender a relação das forças no corpo ,e na sua atuação( tempo, gravidade,potência etc).

    ResponderExcluir
  6. A Cinesiologia é de extrema importância por se tratar da área da Ed. Física que estuda o movimento em sua essência, sendo assim uma grande ferramenta para nós professores de Educação física podermos aplicar e corrigir exercícios de maneira correta e adequada a cada um de nossos alunos, possibilitando um desenvolvimento e aprendizagem mais eficiente.

    João Gabriel Leitão Craveiro Ramos 2 Semestre Ed. Física FAUC

    ResponderExcluir
  7. Entende-se que a base da disciplina da Educação Física é o movimento,com isso o professor/educador físico deve conhecer os músculos e compreender os movimentos do corpo humano,para que desenvolva suas aulas pautadas no conhecimento científico,de modo que haja sucesso nos processos educativos aplicados.E seus alunos recebam didaticamente,conhecimentos e conceitos que envolvam comportamentos corporais mais conscientes e correto para assim,evitar possíveis lesões.Consequentemente obtenha um ambiente escolar saudável e qualidade de vida para seus alunos. Nessa tese,é de grande relevância não só cinesiologia,mas também a biomecânica e nutrição para o professor Educação Física.

    ResponderExcluir
  8. Para o professor de educação física, no que tange ao seu papel primordial de educador. Todas os princípios mecânicos são importantes não há como fugir desta situação. Portanto, é certo que tais princípios, além do contexto social e cultural, exercem influências sobre a maturação do sistema nervoso de um indivíduo , pelo menos no que diz respeito ao comportamento motor. Sendo assim, a biomecânica torna-se disciplina indispensável para o professor de educação física, tanto no aspecto pedagógico quanto no aspecto de pesquisa, no que se refere ao desenvolvimento motor e cognitivo.
    ALUNO:RAFAEL MARTINS 2 SEMESTRE DE ED. FÍSICA

    ResponderExcluir
  9. A cinesiologia é importante porque estuda o movimento do corpo humano.E com isso faz que os professores da área atuam nesse sentido, para evitar que os alunos tenham lesões, procurando aplicar atividades adequadas para os alunos e, sempre trabalhando em atividades para melhorar o desempenho fixos alunos.

    ResponderExcluir
  10. A cinesiologia é a ciencia q estuda os movimentos do corpo sendo assim ajuda os professores d Ed. Física a executar a sua aula prática e ao mesmo tempo controlandonos movimentos dos seus alunos de forma correta para que não ococrra possiveis lesões durante as atividades praticas de suas aulas.
    Mauro César- 2 Semestre Ed. Física-FAUC

    ResponderExcluir
  11. A cinesiologia e de extrema importância para o professor de educação física mostrando o funcionamento dos movimentos do corpo podendo assim,trabalhar de maneiras mais confortáveis com seus alunos evitando danos aos movimentos e sem lesões para seus alunos.

    Luiz felipe cardoso-2°semestre-Fauc

    ResponderExcluir
  12. A cinesiologia auxilia os professores de educação física a entender o corpo humano e a função da movimentação caso o aluno venha a ter algum problema, o profissional consegue desenvolver uma maneira de corrigir enquanto há tempo! Com eficiência.

    ResponderExcluir
  13. ALUNA: LUANA APARECIDA DA SILVA BARROS EDUCAÇÃO FÍSICA 2° SEMESTRE (luanabarros17@gmail.com)
    Boa tarde Professor Roberto..
    A Cinesiologia nos ajuda profissionalmente a conhecer o corpo humano, assim então podemos conhecer um pouco mais as limitações e as vantagens de cada aluno e como pode ser trabalhado em cada particularidade. Por se tratar da ciência que estuda os movimentos do corpo humano, podemos assim evitar princípios de lesões e dar a oportunidade aos nossos alunos para conhecer o seu próprio corpo.

    ResponderExcluir
  14. Com o conhecimento do conceito de que Cinesiologia tem como base o estudo do movimento, é de grande importância para o professor de Educação física ter esses conhecimentos para compreender na aula e seus alunos as forças q atuam nesse movimentos para ppder assim educar e executar os movimentos sem risco de prejudicar a saúde de seus alunos sem riscos de lesões. .
    Geovanne Oliveira 2 SEMESTRE EDF (FAUC)

    ResponderExcluir
  15. Como nas aulas de educação física exige movimento dos alunos nas práticas esportivas ou brincadeiras é importante saber como o seu corpo funcione e reaja.alguns métodos que a cinesiologia possa ajudar a prevenir futuras lesões e movimentos incorreto. Por isso a cinesiologia é importante para o nosso conhecimento.
    Matheus de Lara Costa-2°semestre

    ResponderExcluir
  16. A cinesiologia é todo movimento do corpo humano, é muito importante para um educador físico porque através dele que podemos perceber e compreender muitas coisas que ocorrem na nossa vida.É através da contração dos músculos que o ser humano é capaz de fazer várias atividades, protege órgãos e faz com que possamos nos expressar e até da forma ao corpo.
    Mônica de Souza leite

    ResponderExcluir
  17. Cinesiologia é a ciência que estuda o movimento do corpo humano e quando falamos de movimento do corpo humano estamos falando em músculos. Sendo assim a Cinesiologia tem sua extrema importância ao educador físico pois é através dela que o desempenho humano pode ser melhorado e lesões possam ser prevenidas.

    Yoranni Lima 2º Semestre Ed.Física

    ResponderExcluir
  18. É importante que os profissionais de Educação Física conheçam a cinesiologia para entender como os músculos e ligamentos funcionam e, com o conhecimento adequado os profissionais podem compreender as forças que atuam sobre um objeto ou sobre o corpo humano e assim poder manipulá-las.
    Nesse âmbito se o objetivo do tratamento for melhorar o desempenho e evitar lesões.

    Denise Alencastro
    2 Semestre de Educação Física

    ResponderExcluir

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA
Blog criado com intuito educativo, ferramenta de estudo e trabalhos da matéria de Cinesiologia Aplicada à Educação Física - Cuiabá - MT. Prof. Esp Roberto P. de Oliveira.

Que área da Educação Física voce pretende atuar?