Cinesiologia

A cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos. De forma mais específica, estuda os movimentos do corpo humano. O nome Cinesiologia vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo.
A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre um objeto ou o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida.
Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.



fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinesiologia

Cinesiologia - definição e história


A cinesiologia é um método de resposta do corpo, onde os mais variados tipos de distúrbios dos estados de energia e de órgãos do corpo podem ser analisados e ser harmonizados por meio de diversos métodos corretivos.
O teste muscular é a base da cinesiologia, apesar de responder aproximadamente por 10% de todo o seu campo de atuação. Outro aspecto importante é que o trabalho do profissional das diversas áreas da saúde pode ser facilitado e aprimorado com a cinesiologia.


História

A cinesiologia contemporânea foi criada pelo quiroprático norte-americano George Goodheart, em 1964, sendo o responsável pela introdução do teste muscular em diagnóstico médico, depois de ter descoberto as ligações entre o corpo e as funções musculares, como os meridianos da teoria da acupuntura, determinadas zonas de reflexo, alimentos e emoções.
Tempos depois, nos anos 70, um próprio colaborador de Goodheart, John F. Thie, desenvolveu o sistema denominado Touch for Health, com base na cinesiologia aplicada. Este sistema é dirigido a leigos e apresenta os procedimentos básicos e simplificados das diferentes técnicas da cinesiologia, onde através de testes musculares e equilíbrio de energia, cada músculo é associado a um meridiano e, de acordo com o resultado é fortalecido de maneira adequada.
Um acontecimento importante foi a criação do International Collegeof Applied Kinesiology (ICAK) em, 1975, nos Estados Unidos. Em 1982 os alemães fundaram o Instituto Alemão para a Cinesiologia Aplicada e, mais recentemente, em 1996, foi fundada a Sociedade Médica Alemã para Cinesiologia Aplicada.

O papel da cinesiologia esportiva
A cinesiologia voltada ao esporte teve como precursores os norte-americanos John Varun Maguire e Michael Ugljesa. Com base nas técnicas utilizadas pelo Touch forHealth e pela cinesiologia aplicada para o fortalecimento e harmonização de funções musculares, viram que as dores causadas pela prática esportiva poderiam ser evitadas com antecedência e que também algumas lesões poderiam ser curadas completamente com eficiência e rapidez. Através deste método voltado ao esporte, a segurança dos músculos mais exigidos é examinada por meio de diferentes testes e, se houver necessidade, o problema é prontamente corrigido.
Existem ainda outros métodos de exame que são utilizados para otimizar os treinamentos dos jogadores, alimentação, auto-confiança e para a determinação da vontade de vencer.

Bibliografia Günter Dobler. Cinesiologia: fundamentos, prática, esquemas de terapia. Editora Manole, 2003

fonte:


COMENTE: POR QUE A CINESIOLOGIA É IMPORTANTE PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

OBS: NÃO VALE REPETIR AS OPINIÕES!!!!!!!!!!!

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA
Blog criado com intuito educativo, ferramenta de estudo e trabalhos da matéria de Cinesiologia Aplicada à Educação Física - Cuiabá - MT. Prof. Esp Roberto P. de Oliveira.

Que área da Educação Física voce pretende atuar?