Cinesiologia

A cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos. De forma mais específica, estuda os movimentos do corpo humano. O nome Cinesiologia vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo.
A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre um objeto ou o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida.
Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.



fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinesiologia

4 comentários:

  1. A cinesiologia é muito importante para o Professor de Educação Física pois através dela pode-se desenvolver a coordenação motora, cognitiva e rendimento, podemos aperfeiçoar as habilidades e fazer o indivíduo conhecer seus próprios limites.

    ResponderExcluir
  2. Cinesiologia é importante para um professor de educação física, para que ele tenha o conhecimento dos movimentos dos seus alunos. Mas não somente isso, é preciso ter esse conhecimento para que se possa elaborar aulas e praticas para que se desenvolva os alunos de alguma forma sendo ela física e mental. Entender o corpo humano vai muito alem do que anatomia. É necessário entender o processo de desenvolvimento de cada um e a cada fase que seus alunos estão passando é um passo a frente que é necessário entender para que se possa ensinar. ��✌

    ResponderExcluir
  3. De uma forma mais geral, quando estramos no meio da educação física, entender a cinesiologia do corpo humano pode ser um ponto determinante para um bom plano de aula assim considerando vários aspectos de uma criança em desenvolvimento às vezes não identificado pelos pais e cabe o professor de educação física em suas aulas saber trabalhar a biomecânica desse indivíduo para que seu amadurecimento motor seja completo e sem lesões.

    Joari Martins da Silva
    2 SEMESTRE / Educação Física

    ResponderExcluir
  4. Cinesiologia é importante para o Professor de educação física para que ele estude o movimento do corpo humano, assim ele terá um bom plano de aula para aplicar com seus alunos, sem problemas com qualquer lesão , assim será muito fácil cada aluno conhecer seu limites.

    ResponderExcluir

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA
Blog criado com intuito educativo, ferramenta de estudo e trabalhos da matéria de Cinesiologia Aplicada à Educação Física - Cuiabá - MT. Prof. Esp Roberto P. de Oliveira.

Que área da Educação Física voce pretende atuar?